Notícias

Bento reúne apreciadores no II Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

Evento realizado pelo Bento Convention Bureau contou com mais de 250 participantes

O sábado, 6 de julho, reforçou em Bento Gonçalves o quanto o vinho vem expandindo o número de adeptos em todo o Brasil. Isto porque apreciadores do município, região, estado e país, estiveram reunidos no II Encontro Nacional de Confrarias do Vinho, no Centro Empresarial. A promoção foi do Bento Convention Bureau (BCB) e a organização da Moura Comunicação e Eventos, com a participação de mais de 250 pessoas.

Além de oportunizar um momento único com degustações de mais de 50 rótulos, especialistas renomados do setor ministraram painéis e integrantes de Confrarias trocaram experiências em uma noite festiva.

A presidente do Bento Convention Bureau (BCB), Sabrina Spiandorello Cardoso, salientou o desafio de realizar o Encontro, “onde conseguimos deixar uma marca captada pela entidade, que está com seu evento próprio e com muito sucesso”, mencionou.

Para Gabrielle Signor Rodrigues, vice-presidente do Convention, “ter um evento próprio potencializa o enoturismo e a promoção do Destino Turístico de Bento Gonçalves”.
O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, referiu que o Encontro “já entra para o hall dos grandes eventos que temos condições de se perpetuar em outras edições. Mexe com quem vem de fora, que buscam hotéis, pousadas e visitam ainda nossas rotas turísticas”, disse.

As Confrarias presentes: Confraria do Vinho de Bento Gonçalves, AMAVI Serra Gaúcha (Associação das Mulheres Amigas do Vinho da Serra Gaúcha),Confraria da Vinha, Convinho, In Vino Veritas, Amigas do Vinho, AMAVI Bento (Associação das Mulheres Amigas do Vinho de Bento Gonçalves), Vinum Vita, AMAVI Vale dos Vinhedos (Associação das Mulheres Amigas do Vinho do Vale dos Vinhedos) e I´BEI.

Depois da apresentação e homenagens aos participantes, o engenheiro agrônomo, enólogo e proprietário da Vinícola Cave Geisse, o chileno Mário Geisse, explanou sobre Terroir. Mário também atua como enólogo chefe da Casa Silva, respeitada vinícola chilena que, desde 1997, elabora premiados vinhos na região do Vale de Colchagua.

Ele afirmou que “a forma como cada um divulga o produto da região e a reunião de Confrarias permite que engrandeça o nome doterroir da Serra Gaúcha”, comentou.

O segundo momento contou com Adriano Miolo, enólogo e superintendente da Vinícola Miolo, e o português Miguel Almeida, que desde 2004 trabalha como enólogo do Grupo Miolo, que apresentaram “Icones da Miolo no Brasil”, seguido de degustação de produtos da empresa.

Adriano saudou a grande presença de mulheres confreiras e entusiastas do vinho.

“Há 20 anos eram poucas e raras. Hoje significa que estão querendo descobrir o vinho. As pessoas degustam vinhos e são formadores de opiniões em seus meios”, pontuou.

O buffet Dalla Costa harmonizou pratos com marcas de regiões brasileiras e internacionais em ilhas gastronômicas com queijos da Casa da Ovelha, Azeite de Oliva Pequenas Partilhas da Vinícola Aurora, Massas da Orquídea, entre outros itens, na continuidade da programação.

Os vinhos e espumantes foram oferecidos pela Adega Refinaria, Supermercado Caitá, Miolo e associações e rotas como: Afavin, Asprovinho, Aprovale, Caminhos de Pedra, Rota Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas.

A Banda Farina Brothers no segundo ano do evento novamente contagiou o público com show e festa até as primeiras horas do domingo, dia 7.

II Encontro Nacional de Confrarias do Vinho

Apoio: CIC BG, Valle Azul, Secretaria Municipal de Turismo (Prefeitura de Bento Gonçalves), SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho), Zilá Spasso de Arte e 3 Corações.

Patrocínio: Giordani Turismo, Orquídea, Sicredi, Caitá, Miolo, Dalmobile, Medical Center.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Bento Convention Bureau

Fotos: Natana Fontes Fotografia